Seguidores

23/01/2013

ENGENHEIRO EXPLICA COMO AS CHUVAS CAUSAM AS QUEDAS DE ENERGIA



Professor do IFRN Hélio Henrique
O Engenheiro elétrico Hélio Henrique da Cunha Pinheiro, professor Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), ao Defato.com, destaca as possíveis causas das quedas de energia em Mossoró e cidades vizinhas, gerando prejuízos aos comerciantes e até comprometendo o trabalho de abastecimento das cidades.
As quedas de energia foram mais constantes neste último final de semana. A Companhia Energética do Rio Grande do Norte (COSERN), em Nota divulgada nesta segunda-feira (21), apontou o início das chuvas como possível causa das quedas constantes do fornecimento de energia. As chuvas provocariam o desligamento automático das linhas de transmissão.
Neste final de semana, houve reclamações de falta de energia elétrica nas cidades de Mossoró, Serra do Mel, Areia Branca, Porto do Mangue, Baraúna, Governador Dix Sept Rosado e também Apodi e Caraúbas.  O engenheiro elétrico Hélio Henrique da Cunha Pinheiro não discorda da Cosern. Explica como a chuva pode derrubar a transmissão de energia.
Segundo o engenheiro elétrico, entre as razões das quedas de energia no período de chuvas é o raio. Mas esta é também a menos improvável para as quedas de energia neste final de semana. Ele disse que todos os postes possuem m aparador de rádios e a incidência de raios depende de sua magnitude para que estes raios derrubem uma linha de transmissão.
O professor observa que outra possibilidade é as chuvas associadas aos ventos fortes, que poderiam jogar galhos de arvores nas linhas de transmissão, causando curtos temporários.
O terceiro fator que pode contribuir com uma queda na rede elétrica esta relacionada ao período da seca. Quando passa muitos meses sem chuvas, acontece o acumulo de sujeira nos isoladores dos postes que estão associados aos transformadores.
“Esses transformadores geralmente durante o período de seca acumulam muita poeira e sais da atmosfera e quando vem às chuvas a água se acumula com os sais e diminui a rigidez de elétrons entre o transformador e o poste. Uma possível causa seria a abertura de corrente o que poderia se caracterizado como corrente de fuga e até como corrente de curto circuito, ou seja, um centelhamento entre o isolador e o poste” explica o engenheiro.
“Tudo isso aumenta a corrente nominal do sistema como um todo e a proteção atua”, acrescenta o professor, acrescentando que o acúmulo de poeira e sais nos postes junto com a água da chuva pode ter ativado o sistema de proteção da Cosern e interrompido o fornecimento de energia.
Dentro deste contexto, a solução seria a Cosern fazer uma limpeza nos postes e estações elétricas nos períodos que antecedesse as temporadas de inverno.
,